Por que onde dói nem sempre é a causa da dor?
- 2 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de set. de 2020

Muitas vezes no consultório os pacientes chegam relatando, por exemplo dor na região do ombro, contando que já fizeram vários tratamentos e muitas sessões de fisioterapia e não melhoraram muito. Sabe por que isso acontece?
Vou te ajudar a entender...Na nossa coluna saem vários nervos, e cada um deles gera informações para muitos tecidos, como articulações, músculos, órgãos, vasos e pele. Isso leva a possibilidade que a dor de um local seja sentida a distância.
Costumo dizer que esses nervos são como ruas de mão dupla, eles levam e trazem informação constantemente para comandar uma ação, como um movimento, e também para perceber como o corpo está.
Já aconteceu de você comer algo e digestão não foi tão boa, e logo depois você sentiu dor de cabeça? Esse é um exemplo clássico, o problema está no estômago, mas quem dói é a cabeça! O responsável por isso é o nervo vago!
Essas informações são muito importantes, pois são maneiras de nosso corpo nos dizer o que está acontecendo com ele. Muitas vezes a informação passa pelos nervos ( vias de mão dupla) e chega ao mesmo tempo a vários pontos diferentes. Os músculos também tem essa capacidade de gerar dor à distância.
Mas como conseguimos saber de onde vem a dor?
Com base na fisiologia, anatomia e relato do paciente, juntamente com a avaliação física, os testes diagnósticos da ortopedia e os próprios da Osteopatia. Ou seja, a avaliação e o raciocínio clínico são a alma de um tratamento eficaz!
تعليقات